Dia Mundial do Coração

Cuidados com a saúde cardiovascular

Dia 29 de setembro foi o Dia Mundial do Coração. A World Heart Federation (WHF) é a responsável por essa campanha global desde 2000, com o objetivo de educar a sociedade sobre como o controle dos fatores de risco pode evitar 80% das mortes prematuras de doenças cardiovasculares. Simples medidas, como parar de fumar, manter uma dieta balanceada e atividade física regular, já têm um grande impacto positivo na saúde do coração.

Dia Mundial do Coração: Campanha 2022

Esse ano, o foco da campanha é “Usar o coração a favor da humanidade, da natureza e de si próprio”, para prevenir, tratar e vencer a doença cardiovascular.

Use coração a favor da humanidade

Há grandes discrepâncias entre o acesso a diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares no mundo todo. Mais de 75% das mortes evitáveis ocorrem em países em desenvolvimento, principalmente nos países mais pobres. Por isso, esse ano a campanha pede que toda a sociedade se envolva e se comprometa com o Dia Mundial do Coração na sua comunidade, para aumentar a conscientização e fazer a diferença em escala global.

Use coração a favor da natureza

A poluição do ar é a causa de 25% de todas as mortes por DCV, totalizando 7 milhões de pessoas por ano. Podem ser adotadas pequenas medidas imediatas, como substituir fazer um percurso de carro por caminhada ou bicicleta; de médio prazo, como consumo consciente de produtos e alimentos; e de longo prazo, como apoiar políticas voltadas para a melhora da qualidade do ar e para as questões ambientais como um todo.

Use coração a seu favor

O estresse psicológico pode dobrar o risco de um ataque cardíaco. Embora não haja como evitar todas as fontes de estresse nos dias atuais, há maneiras de contornar, ou ao menos diminuir, os impactos que ele deixa no corpo. Prática regular de exercício físico (como caminhada, bicicleta, musculação, natação, dança ou luta), meditação e sono regulado são algumas das estratégias. Entendendo os mecanismos nocivos e os maus hábitos causados pelo estresse, aprimoramos a nossa saúde cardíaca individual ao máximo.

Saúde cardiovascular

A doença cardiovascular (DCV) é a maior causa de óbito em todo o mundo. Diversos fatores estão conectados ao aparecimento das DCV: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, poluição do ar e doenças menos comuns, como Doença de Chagas e amiloidose cardíaca. No mundo todo, são cerca de 520 milhões de pessoas vivendo com alguma doença cardiovascular.

Os três pilares base para a prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular são: alimentação equilibrada, atividade física regular e abandonar o tabagismo.

Alimentação e doença cardiovascular

A doença cardiovascular é responsável pela maioria das mortes dos pacientes com diabetes. Por isso, é extremamente importante o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento da diabetes, para diminuir os riscos de doença cardíaca e derrame cerebral.

Reduza ao máximo o consumo de bebidas e sucos adoçados;

Beba a quantidade de água que o seu corpo precisa – água mesmo, não líquido; 

Substitua guloseimas doces por frutas frescas;

Coma ao menos 5 porções de frutas, legumes e vegetais por dia – sejam eles frescos, congelados ou secos.

Mantenha a quantidade de álcool ingerido dentro das recomendações máximas;

Não consuma alimentos processados, pois são ricos em aditivos, conservantes, sal, açúcar e gordura;

Procure um nutricionista para tirar todas as dúvidas e prescrever a dieta mais apropriada para as suas necessidades.

Atividade física, tabagismo e doença cardiovascular

Há várias maneiras de manter-se ativo. No dia a dia, substituir o elevador pelas escadas, o carro por caminhada ou pedalar, brincar com crianças, as próprias tarefas domésticas… Além disso, é importante fazer alguma atividade física, de preferência prazerosa. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos 30 minutos de atividade física moderada 5 vezes por semana, ou 75 minutos de atividade física intensa distribuídos ao longo da semana.

O tabagismo afeta não só a saúde do fumante, como também daqueles ao seu redor. Já falamos sobre o benefício de parar de fumar aqui, e se você estiver tendo problemas para parar de fumar, procure um posto de saúde. Há programas antitabagismo gratuitos pelo SUS, com acompanhamento multidisciplinar, encontros semanais e medicação distribuída pelas unidades básicas de saúde (UBS).

Como anda a sua saúde cardiovascular? Quanto mais cedo você começar a cuidar da saúde do seu coração, menores serão as chances de ter doença cardiovascular.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn