Dia Mundial do Cérebro

O que fazer para manter sua saúde neurológica em dia

O Dia Mundial do Cérebro é celebrado no dia 22 de julho, desde 2014. A International Headache Society e a World Federation of Neurology estabeleceram essa data para fomentar as discussões na sociedade sobre as doenças neurológicas e a saúde cerebral. Em 2022, o tema da campanha é Brain Health For All – saúde cerebral para todos. O foco é otimizar a saúde do cérebro e reduzir a carga global dos distúrbios neurológicos.

Cérebro

Popularmente, o cérebro é o órgão associado à razão, inteligência e lógica. Mas ele é responsável por muito mais: é o principal órgão do sistema nervoso. Com cerca de 100 bilhões de neurônios e 10 trilhões de sinapses, é encarregado do controle do corpo, tanto das ações voluntárias – como andar e comer – quanto das involuntárias – respirar e controlar os batimentos cardíacos. É composto de 3 partes: cerebelo, córtex e massa branca. O córtex ainda é dividido em 4 partes, chamadas de lobos.

Saúde cerebral

As doenças mais comuns do cérebro humano são: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alzheimer, Cefaleia de Tensão, Demência, Doenças do Neurônio Motor, Enxaqueca, Epilepsia, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Esclerose Múltipla e Parkinson. 

As demandas para a saúde cerebral da campanha de 2022 incluem:

  • Alocar fundos da saúde pública para a educação, recursos e infraestrutura da saúde do cérebro;
  • Comprometimento com a melhora do ambiente e padrão de vida das pessoas no mundo todo;
  • Garantir acesso a medicações e tratamentos para todos;
  • Investir na reabilitação dos pacientes com distúrbios neurológicos;
  • Focar e investir nas pesquisas sobre as doenças e distúrbios do cérebro humano;
  • Apoiar o plano global sobre distúrbios neurológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como cuidar da saúde do cérebro?

Manter o cérebro ativo, estimulado e desafiado é o principal desafio da população em geral. Fatores e atividades que ajudam a manter uma boa saúde cerebral são:

  • Sono: sem as horas necessárias de sono, o cérebro sofre alterações que, a longo prazo, podem trazer perda de memória, raiva, alucinações, perda de foco, fala arrastada, encolhimento e danos cerebrais. A média é de 7 a 8 horas de sono para descansar o cérebro.
  • Alimentação balanceada: evitar excessos, comida ultraprocessada, bebida alcoólica, e comer frutas, legumes, verduras e fibras, com alimentos de todos os
Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn