Cuidados para uma boa cicatrização pós cirurgia plástica

A cirurgia plástica é um procedimento que serve para aperfeiçoar a aparência física ou reparar estruturas “anormais” do corpo. Seja por razões estéticas ou reparadoras, os cuidados com a cicatrização pós-operatório são um passo primordial na obtenção dos resultados almejados.

Tipos de cirurgia plástica

A cirurgia plástica pode ser dividida em cirurgia plástica estética e cirurgia plástica reparadora. A estética tem como objetivo melhorar a aparência, corrigir imperfeições, reduzir ou aumentar anatomicamente partes do corpo e melhorar formas e contornos. Trata-se de um procedimento eletivo, que só depende da vontade do paciente. Rinoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia são algumas das cirurgias plásticas estéticas mais comuns.

Já a reparadora serve para reparar condições criadas por problemas congênitos, de desenvolvimento ou crescimento, trauma, infecção, tumores ou doenças. Correções como fenda palatina, cirurgia pós-bariátrica, prótese mamária em pacientes mastectomizados e sequelas de queimadura são alguns dos procedimentos reparadores.

Cuidados para uma boa cicatrização

Quando a cirurgia plástica termina, começam os cuidados pós-operatórios. Eles são fundamentais para se chegar no resultado desejado. Seguindo todas as instruções,é possível evitar complicações como inchaço e até infecções e inflamações.

Por mais simples que seja, todo procedimento cirúrgico envolve algum nível de risco. No pós-operatório, infecções no local do corte podem aparecer em até 30 dias. Além dos riscos à autoestima e bem-estar do paciente, como demora na cicatrização, queloides, há riscos da infecção evoluir e causar outras doenças, o que leva ao aumento de custos com tratamento e maior tempo de internação hospitalar.

Curativos Mölnlycke no pós cirurgia plástica

Investir em curativos de qualidade, impermeáveis, com tecnologia que evite a necessidade de constante troca, é a melhor maneira de alcançar uma cicatrização perfeita, rápida e sem maiores riscos.

Os curativos e coberturas Mölnlycke são os melhores produtos do mercado atualmente.

Sua tecnologia Safetac evita dores e traumas desnecessários, pois ele possui uma camada de contato com aderência de silicone. Assim, o curativo se molda à pele, mas não se adere à ferida, podendo ser removido sem machucar a pele do paciente. Ele absorve os fluidos expelidos durante o processo de cicatrização.

A troca do curativo deve ocorrer quando o exsudato se soltar ou vazar. O que ocorre com menos frequência do que os curativos de outras marcas, pois os produtos Mölnlycke têm qualidade superior e investimento maciço em pesquisas.

Para o paciente, isso significa menos dor, menos danos à pele e excelente cicatrização. Para os hospitais, menos despesas com trocas desnecessárias de curativos ou com eventuais custos médicos com doenças e complicações advindas de uma má cicatrização.

Demais cuidados a serem adotados

Outros cuidados, como evitar a exposição ao sol em praias e piscinas por pelo menos 90 dias após a cirurgia, também podem ser adotados para que o processo de cicatrização corra da melhor forma possível. Os raios ultravioletas deixam a cicatriz mais escura e visível, pois causam pigmentação nos tecidos em fase de regeneração. Por isso, o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo quando não houver exposição direta ao sol. Além disso, deve haver uma preocupação maior com a hidratação do paciente. A recomendação é de aumentar a ingestão de líquidos nos primeiros dias, já que o corpo necessita de mais água depois de passar por um procedimento cirúrgico.

Siga sempre as instruções do cirurgião. Os cuidados com higiene, medicação e alimentação também influenciam o processo de cicatrização da pele.

Independente do tipo de cirurgia plástica, uma cicatrização eficaz evita riscos desnecessários à saúde e melhores resultados estéticos, que impactam na autoestima e na qualidade de vida do paciente. E você encontra os curativos Mölnlycke na MedFutura, com entrega para todo o Brasil e preços atrativos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn