Conheça os dispositivos que auxiliam no posicionamento do paciente

Uma das dificuldades que a equipe médica e a enfermagem enfrentam é o posicionamento do paciente – tanto para viabilizar o melhor acesso possível ao local de uma cirurgia, no pós-operatório ou em pacientes acamados ou com pouca mobilidade, para evitar lesões por pressão como consequências. Essas lesões podem desacelerar o processo de recuperação do paciente e o investimento na prevenção dessas lesões representa uma redução de custos a longo prazo.

Posicionadores

Os posicionadores são ferramentas que podem ser moldadas para suportar várias formas anatômicas e necessidades clínicas. Eles foram projetados para fornecer posicionamento ao paciente, redistribuição de pressão e/ou diminuição da pressão de locais anatômicos, mas também são usados como parte da terapia profilática para ajudar na prevenção de lesões por pressão.

Os posicionadores de qualidade podem ser facilmente remoldados para acomodar as necessidades clínicas alteradas do paciente.

Posicionador Z-Flo Fluidizado

O posicionador fluidizado Mölnlycke Z-Flo é um dispositivo personalizável ​​de redistribuição de pressão fluidificada para auxiliar no posicionamento do paciente. Ele foi projetado para oferecer proteção contínua, mantendo o paciente na posição de proteção desejada por um período. O posicionamento e reposicionamento do paciente fazem parte do bem-sucedido protocolo de prevenção de lesões por pressão. Moldável, ele se conforma para apoiar o corpo do paciente na posição desejada até o momento de se reposicionar novamente.

Função do posicionador Z-Flo

Tem como função facilitar a redistribuição da pressão sobre uma área de superfície maior, oferecendo suporte para “moldar e segurar”, de acordo com a anatomia do paciente, sem achatar ou retornar à sua forma anterior. Permite vários graus de giro ao posicionar um paciente e não achata ou aquece como toalhas e cobertores enrolados.

Com o aumento da expectativa de vida e da população mais idosa, muitas vezes com doenças crônicas e comorbidades, muitos pacientes têm desenvolvido uma incapacidade funcional, que pode favorecer o surgimento de lesões por pressão (LP).

Para o paciente, as LP dificultam o processo de recuperação funcional, causam dor e, às vezes, infecções mais graves. Tudo isso acarreta internações prolongadas, sepse e até mortalidade.

Diferencial do posicionador Z-Flo

Quando usado como parte de um protocolo de prevenção de lesão por pressão, o Z-Flo, uma vez moldado, manterá sua forma até ser remodelado. Esse é o grande diferencial desses posicionadores fluidizados da Mölnlycke.

Projetado para ser moldado longe ou em torno de áreas vulneráveis, como orelhas ou feridas existentes, bem como dispositivos médicos, está disponível em uma variedade de tamanhos para acomodar vários locais anatômicos e cenários clínicos.

A retenção da umidade é um dos fatores extrínsecos da incidência de lesão por pressão, por isso, os posicionadores de espuma não são indicados. Já os posicionadores de gel não são moldáveis, portanto, dependendo da região que ele está, pode fazer pressão e provocar a lesão. O posicionador da Mölnlycke consiste em um meio fluidizado, composto de óleo de silicone, microesferas e esferas de polietileno, que são encapsuladas por um de filme de poliuretano externo.

Tem indicação de uso adulto, adolescente, infantil e neonatal, com:

  • Posicionamento infantil adequado ao desenvolvimento;
  • Posicionamento, viragem e reposicionamento do paciente;
  • Diminuição da pressão da região do calcanhar, sacro, occipital e outras proeminências ósseas; 
  • Uso seguro para exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética;
  • Gerenciamento de contratura. 

Evidências Científicas

A Mölnlycke é uma empresa que investe constantemente em pesquisa e tecnologia, para o aprimoramento de seus produtos. Um estudo realizado em 2018, com voluntários saudáveis, ​​descobriu que o Z-Flo reduziu a exposição dos tecidos occipitais aos picos de tensão em até 65%, quando comparado com a espuma médica.

Em 2019, uma outra pesquisa concluiu que uma redução estatisticamente significativa nas lesões por pressão occipitais em 87,7% durante um ano quando comparada ao uso de travesseiros para pacientes em terapia intensiva.

E esse estudo de 2014 mostra a importância do uso dos posicionadores nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) cardiotorácicas.

Está provado que o uso dos posicionadores é a estratégia mais inteligente de evitar internação prolongada, sepse e altas taxas de mortalidade dos pacientes.

E todos se beneficiam: pacientes com mais conforto e recuperação mais rápida; equipe hospitalar trabalhando com mais qualidade; e o hospital, que reduz custos com internações prolongadas.

Na MedFutura, você encontra o posicionador Mölnlycke com preços competitivos e formas de pagamento facilitadas, basta clicar aqui e conferir.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn