Dia da Consciência Negra

20 de novembro é o Dia Consciência Negra. No Brasil se encontra a maior população negra fora do continente africano. De acordo com a pesquisa mais recente feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 55,8% da população brasileira é preta ou parda.

Embora sejam mais da metade do povo da nação, pouco se sabe da história negra no país e das contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Origem do Dia da Consciência Negra

Na década de 70, no meio dos movimentos sociais contra o racismo, Oliveira Silveira, poeta, intelectual e militante do movimento negro, relacionou a data da morte de Zumbi dos Palmares com características que traziam orgulho para a população negra. Em 1971, Oliveira e outros ativistas fazem campanha para que a data seja conhecida como o Dia Nacional da Consciência Negra, para comemorar o valor da comunidade negra e o papel fundamental na construção do país.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial. Ele foi assassinado em 1695, aos 40 anos. Zumbi nasceu livre, mas aos 6 anos foi escravizado por um padre português. 

O Quilombo dos Palmares era uma comunidade formada por negros escravizados fugitivos. Ficava na Capitania de Pernambuco, onde atualmente fica Alagoas. Era uma área equivalente ao tamanho de Portugal, e contava com cerca de trinta mil pessoas.

Em 1678, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo dos Palmares, para manter a luta contra a opressão da coroa portuguesa. Em 1694 o quilombo foi invadido e Zumbi foi ferido. Embora tenha sobrevivido e fugido, é encontrado e assassinado por 20 homens, a mando do governador Melo e Castro. Sua cabeça foi cortada e levada ao governador, e posteriormente foi exposta em praça pública, para tentar minar a força do movimento abolicionista.

Consciência Negra: feriado

Embora não seja um feriado nacional, a data é lembrada em todo o país. Em 2003, ela entra no calendário escolar através de uma lei que torna obrigatório o ensino de ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ nas escolas.

Em 2011 a data se torna oficial, com a instituição do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No entanto, a criação do feriado se deu através de leis municipais ou decretos estaduais. 

O primeiro estado a decretar feriado foi Alagoas, após isso diversos estados e mais de oitocentas cidades no país adotaram a causa e instituíram a celebração por meio de leis municipais e decretos estaduais. Em apenas 10 estados do país não é feriado em nenhum município. Em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro é feriado em todas as cidades. Veja a listagem completa aqui.

Importância do Dia da Consciência Negra

Todas as ações envolvendo a data giram em torno de diminuir as desigualdades raciais no Brasil. Durante o mês de novembro, várias atividades acontecem para promover o debate e provocar reflexão, como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e passeatas.

A pesquisa realizada pelo IBGE chamada Desigualdades Sociais por Cor ou Raça mostra que a população preta tem os piores indicadores de trabalho, renda e moradia, escolaridade, representação política e violência.

O Atlas da Violência 2020 registrou que taxa de homicídios entre negros aumentou 11,5% em 10 anos, enquanto a de não negros diminuiu 12%. Mais de 75% das pessoas assassinadas eram pretas.

Que a data seja um dia para relembrar da resistência do povo negro, exaltar as tradições e avançar na luta por uma sociedade sem racismo ou desigualdade social.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn