5 dicas para manter o bom funcionamento do seu sistema respiratório

O sistema respiratório é o responsável pela respiração, que distribui oxigênio para o corpo e elimina gás carbônico no processo.

Pulmões – com média de 200 milhões de alvéolos pulmonares; cada um recebe ramificações de um bronquíolo -, nariz, laringe, faringe, traqueia e brônquios formam o sistema respiratório.

Uma pessoa respira cerca de 20 mil vezes ao dia.

Importância do sistema respiratório

O sistema respiratório é extremamente importante para o equilíbrio do corpo.

O desequilíbrio pode ser causado por alergias, inflamações ou infecções pulmonares ou nas vias aéreas, e até mesmo fadiga.

Em harmonia, o sistema respiratório auxilia no correto funcionamento de outras partes do corpo, como por exemplo:

Digestão, ronco e apneia

A digestão resulta na glicose, e precisa chegar à mitocôndria junto com o oxigênio. Lá, os dois juntos são transformados em energia através de diversas reações químicas. Essa energia funciona como o combustível para o corpo, que sem ela não consegue realizar nem as funções vitais mais básicas, como andar.

O ronco é um problema que, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, atinge mais de 21% das pessoas acima de 40 anos. O ronco é a vibração das vias aéreas (nariz e garganta) quando há dificuldade da passagem de ar para respirar, durante o sono. Quanto mais velho, maior a chance da pessoa roncar: 60% dos homens e 40% das mulheres acima dos 60 anos roncam. O ronco pode ser um sintoma de apneia – nem todas as pessoas que roncam têm apneia, mas todas as pessoas que têm apneia roncam.

A apneia é a interrupção completa do fluxo de ar tanto pelo nariz quanto pela boca, por pelo menos 10 segundos nos adultos. A respiração para porque as vias aéreas fecham, impedindo que o ar chegue aos pulmões.

1. Beber bastante líquido

A água é um dos elementos mais importantes para o funcionamento do corpo como um todo.

No sistema respiratório, ela é responsável pela umectação das mucosas, deixando as secreções mais líquidas. Quanto mais líquida, mais fácil de eliminar.

A ingestão mínima recomendada são 2 litros de água, mas essa quantidade pode variar de acordo com outros fatores. Água de coco, sucos com vitamina C, chás e sopas de legumes também auxiliam no consumo de líquidos.

2. Respirar ar puro

Opte por estar em ambientes abertos, arejados e limpos sempre que for possível.

Ambientes fechados, com ar-condicionado, diminuem muito a umidade do ar. Para reduzir os danos, tenha constante cuidado com a limpeza e manutenção do aparelho. A má conservação causa alergias, irritações e outras doenças respiratórias.

3. Respirar pelo nariz

Quando a inspiração ocorre pelas narinas, o ar chega aos pulmões limpo, umidificado e com a temperatura ideal, pois o nariz possui estruturas que filtram e aquecem o ar.

4. Não fumar

Anualmente, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Esses dados são do Instituto Nacional do Câncer.

O tabaco é um dos grandes responsáveis pela maioria dos problemas de saúde, como câncer do pulmão, enfisema, bronquite, asma e infecções respiratórias.

Fumantes adoecem duas vezes mais que não fumantes, têm menor resistência física e menos fôlego também.

Além disso, o fumo tem relação direta com os casos graves da COVID-19.

5. Praticar atividade física

A prática regular de atividade física diminui o risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial e índices glicêmicos altos, além de manter ossos, articulações e músculos saudáveis e promover bem-estar físico e mental.

No sistema respiratório, sua função é a de aumentar a força e a eficiência dos músculos respiratórios, fazendo com que eles precisem de menos oxigênio para se moverem e produzirem menos dióxido de carbono.

Praticar exercícios ao ar livre, ingerindo água durante as pausas e inspirando pelo nariz é um autocuidado que você pode fazer pela sua saúde respiratória, física e mental.

A Futura te ajuda a cuidar do hoje, para alcançar um futuro melhor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn