Canabidiol e Déficit de Memória na Menopausa

Menopausa é o nome dado ao último ciclo menstrual, que geralmente se dá entre os 45 e 55 anos. A fase de transição do período fértil para o não reprodutivo é chamada de climatério e, embora muitas vezes vistos como uma doença, ambos são um processo natural do ciclo da vida das pessoas que menstruam. Vejamos a seguir alguns dos sintomas da menopausa e como tratá-los, para que as pessoas possam ter uma vida com qualidade plena.

Menopausa e climatério

As pessoas que menstruam já nascem com todos os óvulos que produzirão durante a fase reprodutiva. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última. Quando a reserva se esgota, os ovários param de funcionar e os hormônios estrogênio e progesterona caem permanentemente.

A menopausa é considerada precoce se acontece por volta dos 40 anos. Há maneiras não naturais da menopausa chegar, como cirurgias ginecológicas com retirada dos ovários.

O primeiro indício da chegada da menopausa é a irregularidade menstrual: alteração no fluxo – mais escasso, hemorragia – e na frequência. 

Outros sintomas, decorrentes da diminuição da produção hormonal, podem surgir, como ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor e mudanças nos órgãos genitais, aparecem em seguida.

Menopausa e Déficit de Memória

A redução dos níveis dos hormônios altera a liberação de neurotransmissores que atuam no funcionamento do sistema nervoso central. Com isso, é comum queixas como irritabilidade, instabilidade emocional, crises de choro, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.

Aproximadamente 60% das pessoas com ovários apresentam “névoa cerebral”, descrita como lapsos de memória e concentração. Em alguns casos, essa perda de memória e concentração é alarmante, afetando a vida pessoal e profissional dessas pessoas.

Canabidiol e Déficit de Memória causado pela Menopausa

A terapia de reposição hormonal é o tratamento canônico para a menopausa. Nem todas as pessoas podem se beneficiar desse tratamento, e nem todos os sintomas melhoram. Além disso, as reações adversas podem ser múltiplas.

No entanto, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concluiu que o canabidiol (CBD) é capaz de resolver o problema do déficit de memória associado à menopausa. A professora do Departamento de Fisiologia e membro do Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em Medicina (INCT-TM) Nadja Schröder estuda, há mais de 10 anos, o uso do canabidiol em tratamentos de doenças neurodegenerativas, especialmente relacionadas à perda de memória. A pesquisadora vem obtendo resultados positivos na última década, e a pesquisa está em andamento.

Canabidiol

O canabidiol é um canabinóide da Cannabis sativa, não-psicoativo, com função analgésica, antioxidante, sono-indutora, relaxante muscular, alívio de espasmos, aumento de apetite, redutora de convulsões, náuseas e ansiedade, entre inúmeras outras. Ele age no sistema endocanabinóide, que é um importante aliado da regulação e equilíbrio de diversos processos fisiológicos do corpo humano. Ele é o responsável pela ação favorável das propriedades terapêuticas da Cannabis sativa no tratamento de doenças e transtornos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn