Anvisa aprova novo tratamento para HIV

Em 29 de novembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de infecções causadas pelo HIV. Batizado de Dovato, o medicamento é uma combinação de duas substâncias já usadas atualmente, em um só comprimido. Saiba tudo sobre o novo medicamento aqui.

Como é o tratamento para HIV?

O tratamento para combater a infecção pelo HIV é feito com o uso de medicamentos antirretrovirais. Eles surgiram na década de 80 e impedem a replicação do vírus no corpo do paciente infectado, fortalecendo o sistema imunológico e agindo no combate à doença. Embora os medicamentos antirretrovirais não sejam capazes de eliminar o vírus do organismo, eles são indispensáveis para a manutenção da qualidade de vida de todas as pessoas vivendo com HIV. 

São fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a todos que tenham prescrição médica, independente da carga viral.

Popularmente chamado de coquetel antiAIDS, são utilizados pelo menos três antirretrovirais combinados, sendo dois medicamentos de classes diferentes.

O que muda no novo tratamento para HIV?

A Anvisa aprovou no fim de novembro de 2021 um novo medicamento para o tratamento de HIV. Ele combina duas diferentes substâncias em um único comprimido, as substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.

A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas vivendo com o HIV, visto que agrega em um comprimido único dois antirretrovirais diferentes, que antes não estavam disponíveis em um só comprimido. A oferta de doses únicas simplifica o tratamento e possibilita uma maior adesão dos pacientes.

Como funciona  o novo medicamento?

Segundo as informações disponíveis na bula aprovada pela Anvisa, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-o constantemente em níveis baixos. Ademais, o medicamento proporciona aumento na contagem das células CD4, um tipo de linfócito do sangue, o maior alvo do vírus. Essas células exercem papel primordial na manutenção de um sistema imune saudável.

Quem pode usar o novo medicamento?

O medicamento poderá ser usado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adolescentes a  partir de de 12 anos e adultos, que pesem pelo menos 40 kg, sem histórico de tratamento antirretroviral anterior ou substituindo o regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

A GlaxoSmithKline (GSK BR) foi o laboratório farmacêutico que recebeu a concessão para a produção do medicamento, depois de ter apresentado estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas e comprovam a eficiência do produto.

É importante entender como funcionam os medicamentos – como armazenar, posologia, efeitos colaterais e cuidados necessários. Quanto mais informado, maiores as chances de adesão ao tratamento, e melhor e mais longa será a vida das pessoas vivendo com HIV. Esclareça todas as dúvidas com o médico de confiança.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn