O mês de novembro foi escolhido para promover a campanha de conscientização para o câncer de próstata, que é uma das maiores causas de morte de homens no mundo todo: o Novembro Azul. Saiba mais sobre o que é, como surgiu e o objetivo da campanha.
O que é Novembro Azul?
A campanha nasceu em 1999, na Austrália. Um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer, com a finalidade de chamar atenção para a saúde masculina. Esses amigos realizavam ações para arrecadar dinheiro, que era doado às instituições de caridade locais.
No Brasil, a campanha Novembro Azul completa 10 anos, e foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida. Com o objetivo de conscientizar, engajar e formar homens mais esclarecidos sobre a sua saúde, o debate estimula a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. No ano de 2020, apenas no Brasil, foram registrados mais de 65.000 novos casos de câncer de próstata. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Em 2019, o Instituto Lado a Lado pela Vida, a Editora Abril e a Revista Veja Saúde fizeram uma pesquisa com 2500 pessoas sobre o Novembro Azul. 24% dos homens passaram a ficar mais atentos à saúde após terem contato com a campanha e 8% passaram a fazer exames regularmente. O público mais impactado pela campanha são homens com mais de 40 anos e usuários do SUS.
Como surgiu a campanha Novembro Azul no Brasil?
O médico Eric Roger Wroclawski, cirurgião, urologista, oncologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, foi o grande inspirador da campanha. Vítima do câncer de próstata em 2009, ele foi o incentivador da fundação do Instituto Lado a Lado pela Vida em 2008, criado a fim de oferecer informação qualificada sobre saúde e mostrar que a medicina humanizada pode trazer resultados melhores e salvar vidas. Três anos após a sua fundação, o instituto conseguiu organizar o Novembro Azul, que atualmente faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde. Em 2014, a campanha teve um alcance enorme, com mais de 2000 ações no país. Diversos pontos turísticos se iluminaram de azul, inclusive a Times Square, em Nova York, exibiu um banner falando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Símbolo do Novembro Azul
Em homenagem aos amigos australianos e por causa do sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember, uma fundação de caridade que reúne mais de 20 países. A palavra movember é a junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro).
Um dos movimentos da campanha é o No Shave November, onde homens do mundo todo param de se barbear durante o mês de novembro, para promover conversas e aumentar a conscientização do câncer de próstata. Assim, o bigode e um laço azul se tornaram o símbolo da campanha.
Campanhas como o Novembro Azul podem fazer a diferença na vida das pessoas. Debatam, procurem informação, se cuidem.