Outubro Rosa: o que é, como surgiu

Outubro começa e são vistos pelo país inteiro laços, banners, balões e flores rosas. Muito se fala sobre o Outubro Rosa e sobre câncer de mama durante o mês, mas você sabe de fato o que é o Outubro Rosa? Como surgiu?

Outubro Rosa: o que é?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de saúde, organizada anualmente pelas principais instituições de caridade que lutam contra o câncer de mama e órgãos públicos. Durante todo o mês de outubro, a campanha foca em aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, estimular as mulheres a fazer o autoexame das mamas e arrecadar fundos para pesquisa sobre a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da doença.

Quanto mais se fala da campanha, mais mulheres têm acesso a informações cruciais para detectar mudanças nas mamas precocemente.

Outubro Rosa: como surgiu?

Em outubro de 1985 surgiu nos Estados Unidos o National Breast Cancer Awareness Month (Mês Nacional da Consciência sobre o Câncer de Mama), resultado de uma parceria entre a American Cancer Society e uma empresa privada da área farmacêutica. Inicialmente, o objetivo dessa campanha era promover a mamografia como a arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama.

Outubro Rosa e a fita cor-de-rosa

Charlotte Haley, uma senhora de 68 anos cuja irmã, filha e neta tiveram câncer de mama, foi a precursora do movimento da fita rosa, na sua casa na Califórnia. Em 1991, indignada com o orçamento destinado à pesquisa sobre o câncer, ela colou fitas cor de pêssego a um cartão-postal com a mensagem: “O orçamento anual do Instituto Nacional do Câncer é de $1,8 bilhão. Apenas 5% vai para a prevenção do câncer. Ajude-nos a despertar os legisladores e a América usando esta fita”.

Esse foi o pontapé inicial, e depois outros movimentos similares começaram a surgir.

Em 1991, a Fundação Susan G. Komen organizou a primeira Corrida pela Cura em Nova York pelas sobreviventes do câncer de mama, e fitas cor-de-rosa foram distribuídas aos participantes.

Em 1993, a vice-presidente de uma empresa de cosméticos fundou a Breast Cancer Research Foundation e estabeleceu a fita rosa como seu símbolo, que passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e grandes outros eventos.

Outubro Rosa no Brasil

O primeiro sinal do Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, quando a prefeitura de São Paulo iluminou o monumento Obelisco do Ibirapuera com luzes cor de rosa. Mas apenas em 2008 que a campanha ganhou força, com as principais cidades e instituições promovendo corridas, realizando eventos gratuitos, iluminando os principais monumentos com a cor rosa e com a distribuição da fita cor-de-rosa. 

Outubro Rosa: como posso ajudar?

O câncer de mama não é um problema apenas da mulher, mas de toda a sociedade. É o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo, e, devido ao diagnóstico tardio, ainda tem uma alarmante taxa de óbitos.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia produz conteúdo informativo durante o ano todo nas suas redes sociais, como podcasts, lives com especialistas e posts ensinando a identificar os primeiros sintomas.

No site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) também há materiais sobre prevenção, cuidados e pesquisa. O mote da campanha do Outubro Rosa 2021 é “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, e é possível baixar a cartilha Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso? gratuitamente.

Busque informação. O diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura do câncer de mama. A informação é a principal arma na luta contra a doença.

Mulheres, façam o autoexame de mama.

Homens, conversem com as suas mulheres sobre os cuidados médicos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn