Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional com objetivo de promover a prevenção e conscientização contra o suicídio. O dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês no Brasil.

De acordo com o site oficial da campanha, cerca de 12 mil suicídios todos os anos são formalmente registrados no Brasil, e mais de 1 milhão no mundo inteiro. A maior vítima do suicídio são os jovens.

96,8% dos casos de suicídio têm relação com transtornos mentais: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias tóxicas lideram a causa.

Origem do Setembro Amarelo

O movimento Setembro Amarelo começou espontaneamente. Mike Emme era um jovem norte-americano de 17 anos, muito cordial e com talentos para mecânica. Ele tinha um Mustang 68, que era a sua paixão. Ele restaurou o próprio carro e o pintou de amarelo.

Em 1994, Mike cometeu suicídio. Foi um choque para seus amigos e familiares, ninguém do convívio percebeu os sinais.

Comovidos, os amigos de Mike fizeram uma cesta de fitas amarelas e cartões escritos “Se precisar, peça ajuda”. A atitude repercutiu pelos Estados Unidos e virou símbolo de pedido de socorro.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde escolheu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A fita, amarela como o Mustang do Mike, é o símbolo da campanha que estimula todos com pensamentos suicidas a procurarem ajuda. 

Setembro Amarelo no Brasil

Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) começaram o movimento Setembro Amarelo, inspirado na data estabelecida pela OMS, focando em aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. Com os anos, a sociedade e entidades públicas e privadas se juntaram ao movimento. Atrações turísticas, estádios de futebol e outros monumentos adotaram a cor amarela para a iluminação ou fachada, para chamar atenção e fomentar a discussão em torno do assunto.

Se precisar, peça ajuda

A campanha desenvolveu em 2014 a cartilha SUICÍDIO Informando para prevenir, um material muito rico para entender e auxiliar na prevenção do suicídio.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio com sigilo garantido, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam de apoio. Ele conta com uma equipe de voluntários à disposição 24 horas por dia, com atendimento tanto pelo telefone 188 ou pelo chat online.

Se precisar, peça ajuda. Os profissionais de saúde mais indicados para tratar efetivamente essas questões são o psicólogo e o psiquiatra. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn