HIV: prevenção e tratamento

A AIDS é uma síndrome crônica causada pela infecção pelo HIV, vírus que interfere na capacidade do organismo de combater outras infecções. Caracteriza-se por um conjunto de sintomas oriundos da queda dos linfócitos CD4, células de defesa imunológica do organismo. É uma doença que ainda não tem cura.

No entanto, um estudo recente da Unifesp relatou um tratamento que eliminou o vírus de um paciente.

O futuro e os modos de erradicar o HIV ainda são muito incertos, mas notícias como esta dão um sopro de esperança. Enquanto a cura não é descoberta, a prevenção é a ferramenta chave para evitar o contágio.

HIV: prevenção e transmissão

Durante décadas, vários mitos eram associados às formas de transmissão da AIDS. Por isso, é importante esclarecer que NÃO se transmite o vírus através do beijo, suor, alicates de unha, lâminas de barbear, picadas de inseto ou compartilhamento de banheiros públicos, roupas ou talheres.

O HIV sobrevive em ambiente externo por apenas alguns minutos, mas a transmissão só se dá se houver contato com mucosa ou feridas no corpo.

Transmissão do HIV

Através da relação sexual desprotegida, compartilhamento de agulhas e seringas, produtos sanguíneos ou a transmissão vertical, de mãe infectada para o bebê, durante a gestação, parto ou amamentação.

Prevenção do HIV

  • O uso do preservativo (camisinha) durante o ato sexual – previne não só a infecção pelo HIV, como também outras doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada.
  • O uso de seringas descartáveis – não compartilhar seringas ou agulhas, não importa a ocasião. A seringa e a agulha usadas devem ser corretamente descartadas.
  • Profilaxia pré-exposição (PrEP) – medicamentos antirretrovirais usados de forma ininterrupta por pessoas não infectadas, com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo HIV.
  • Profilaxia Pós-Exposição (PEP) – medicamentos antirretrovirais administrados durante 28 dias em pessoas que tiveram risco de infecção pelo HIV.

HIV: tratamento

Todas as pessoas vivendo com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. O Brasil distribui gratuitamente os medicamentos antirretrovirais (ARV) a todas as pessoas que necessitam de tratamento. Há atualmente 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas. O coquetel de medicamentos foi o que transformou a AIDS de uma moléstia extremamente fatal para uma síndrome crônica passível de controle. Embora o tratamento possa apresentar alguns efeitos colaterais mais fortes em algumas pessoas, de modo geral é bem tolerado.

Não considere a AIDS como uma sentença de morte. Desde o advento do coquetel, as pessoas soropositivas podem viver bem por anos com o vírus, sem nenhuma manifestação das doenças oportunistas.

Faça o teste, use camisinha e proteja-se!

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn