O gerente que irá [sobre]viver na era digital

2021 chegou, e ainda temos que enfrentar todos os problemas que a pandemia da COVID-19 trouxe. Com as orientações de isolamento social e medidas de lockdown adotadas pelo mundo afora, são muito bem-vindos todos os recursos high tech que possam ser usados para manter as empresas funcionando: a expansão da inteligência artificial e das plataformas digitais e a criação de ferramentas cada vez mais revolucionárias. O compartilhamento de conteúdos e descentralização das informações são uma realidade, e com isso surge a dúvida: qual será o futuro dos gerentes na era digital?

Função do gerente no passado

Por décadas, esses profissionais ocupavam um espaço privilegiado nas hierarquias laborais, atuando tradicionalmente na organização de informações. Definir objetivos, organizar o trabalho em atividades gerenciáveis e selecionar as pessoas para realizar as tarefas que precisavam ser feitas, motivar e se comunicar, desenvolver pessoas e estabelecer metas e critérios apropriados para avaliar o desempenho.

Com o passar dos anos, os computadores assumiram boa parte dessas funções primárias.

Mas isso não significa que o cargo de gerente ficou no passado.

Quanto mais mecanismos de automação são criados, mais esses profissionais se tornam fundamentais no mercado.

Função do gerente na era digital

As novas gerações cresceram com muita autonomia, independência e fez com que os organogramas institucionais se transformassem em desenhos não lineares, multidisciplinares, porém, altamente conectados. Essa conjuntura moderna exigiu um novo perfil de liderança dos gerentes.

Valter Luis Macedo de Carvalhaes Pinheiro, empresário responsável pela Futura Medicamentos, disse em um artigo que as funções dos “Gerentes 2.0” podem ser divididas em três:

  1. Facilitar a tomada de decisões com base em dados:

Além de facilitar a tomada de decisão, a coleta de dados pode criar vantagem competitiva e até antecipar acontecimentos. Por isso, o gerente deve obter as informações certas e priorizar as que são mais relevantes, para estimular o progresso contínuo da empresa.

  1. Treinar as equipes visando ao alto desempenho

Ajudando-as a desenvolver suas forças e mitigar suas fraquezas, o gerente pode orientar e desenvolver os colaboradores constantemente, coordenando as habilidades de cada um para que juntos alcancem melhores resultados. A gestão da informação é uma habilidade importantíssima nessa função.

  1. Definir a visão da organização

O Portal dos Administradores define que “Visão é como a Organização se vê no futuro (…) traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las. Assim, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa, com o objetivo de atingir a excelência profissional, melhorando as capacidades individuais”

O “gerente 2.0” é o profissional capacitado para guiar toda a equipe na direção de alcançar essas metas, trabalhando constantemente para alinhar todos diante da mesma missão.

O compartilhamento de informações, juntamente com o trabalho colaborativo, serão os grandes conectores entre os profissionais nesta nova era digital. O mercado de trabalho já vem exigindo que cada indivíduo de uma organização contribua para os resultados, sendo essencial a necessidade de uma cultura de apoio, visão sistêmica, time alinhado e propósito consistente. E é tendo isso em mente que o gerente não só irá sobreviver, como triunfará na era digital.

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