Osteoartrite

A osteoartrite é o mais recorrente dos distúrbios articulares. Cerca de 30% a 40% das consultas com reumatologistas são devido a  essa doença. Normalmente, se manifesta em indivíduos entre 40 e 50 anos. Mas aos 80  anos, todas as pessoas serão afetadas pela osteoartrite em algum grau.

Osteoartrite: o que é

A osteoartrite, também conhecida como artrose, osteoartrose ou doença articular degenerativa, é uma doença crônica, onde ocorre o desgaste da cartilagem das articulações e alterações ósseas – como o osteófito, mais conhecido como bico de papagaio. É uma doença associada ao envelhecimento.

As articulações mais afetadas são as das mãos, joelhos, pés, quadril, coluna cervical e lombar.

Homens apresentam sinais de osteoartrite antes dos 40 anos com mais frequência do que as mulheres, sendo a causa principal alguma lesão ou deformidade. Já na faixa entre 40 e 70 anos, a osteoartrite é mais presente em mulheres.

Os principais sintomas são dor, rigidez e perda da função. Inchaço, supercrescimento ósseo e rigidez seguida de inatividade – que desaparece depois de alguns minutos, se a articulação for movida – também são características da doença.

Para o diagnóstico, a anamnese precisa ser bem feita e atenta aos sintomas, e o exame de raio-x completa esse diagnóstico. Muitos pacientes com 40 anos apresentam evidência de osteoartrite nas radiografias, mas apenas metade têm os sintomas.

O tratamento é multidisciplinar, e envolve atividades físicas, fisioterapia, medicações para reduzir a dor e/ou melhorar a função da articulação e, nos casos mais graves, cirurgia.

Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Brasil a osteoartrite é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença que demanda o auxílio-doença com 10,5% e é a quarta doença para solicitação de aposentadoria (6,2%).

Classificação da osteoartrite

A osteoartrite é dividida em 2 categorias: primária e secundária. 

A osteoartrite primária, ou idiopática, tem causa desconhecida. Ocorre na maioria dos casos, e pode afetar apenas uma certa articulação ou várias.

A osteoartrite secundária tem causa conhecida, que pode ser desde defeitos das articulações – como joelhos com desvios de direção (valgo ou varo) a alterações metabólicas. As doenças ou quadros clínicos que podem levar à osteoartrite são:

  • infecção;
  • anormalidade articular hereditária, como nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou nódulos de Bouchard (na junta do meio dos dedos);
  • lesão;
  • distúrbio metabólico, como hemocromatose (excesso de ferro no corpo) ou Doença de Wilson (excesso de cobre no fígado);
  • doenças que lesionam a cartilagem articular – como artrite reumatóide e gota.

Osteoartrite: fatores de risco

O principal fator de risco para osteoartrite do joelho é ter uma profissão que envolve a flexão da articulação. Algumas profissões são mais suscetíveis à doenças das articulações, como trabalhadores de fundição, agricultores, mineiros de carvão e motoristas de ônibus.

Além disso, a obesidade também é um fator de risco para o surgimento da osteoartrite do joelho, principalmente nas mulheres.

O diferencial para o diagnóstico da osteoartrite é encontrar um bom médico. Em caso de dor ou suspeita da doença, consulte-se com um reumatologista e siga o tratamento. A adesão ao tratamento é responsável por melhora significativa na qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn