A revolução digital como oportunidade de negócios

O mundo real e o virtual coexistem paralelamente, mas a tecnologia atualmente faz parte da nossa rotina, em casa, nos relacionamentos e nos negócios.

Quem ainda está despreparado, considera essa invasão como algo nocivo. No entanto, há quem enxergue uma ótima oportunidade de otimizar processos, alavancar resultados e obter lucros.

A Supply Chain Digital Magazine publicou uma matéria em outubro de 2019, onde falava sobre os desafios e o impacto do acesso à tecnologia nas novas formas de consumo, e as oportunidades para os negócios advindas dela.

A transformação digital na sociedade e nas empresas, o papel do consumidor, os desafios dos novos modelos de oferta e consumo, a inteligência artificial e a capacitação em cibersegurança foram questões abordadas, sempre tendo em mente que o consumidor está no centro dessa transformação digital.

8 vantagens da transformação digital

As vantagens são inúmeras, mas separamos 8 abaixo:

  • Gerar novas experiências para o cliente;
  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Gerar novas fontes de renda;
  • Capacidade de responder rapidamente a mudanças no mercado;
  • Criar uma vantagem competitiva para a organização;
  • Promover a cultura da inovação dentro da organização;
  • Melhorar a colaboração interna;
  • Aprofundar a análise de dados.

Futura e a revolução digital

A Futura, enquanto distribuidora de medicamentos e insumos hospitalares, adquire medicamentos das indústrias farmacêuticas e os vende para clientes de todo o Brasil. Cerca de 60% das vendas são para o mercado privado, e na maioria desses casos, o processo de venda ocorre por meio de plataformas digitais, onde os clientes informam suas necessidades de medicamentos, e os interessados apresentam suas ofertas.

Atualmente, a maior plataforma brasileira é a Bionexo, que agrega aproximadamente 40% do mercado privado. Nela, há cerca de 2.000 pedidos de cotação por dia. Cada pedido de cotação tem, em média, 20 produtos. Só no Bionexo, diariamente, há 40.000 pedidos de cotação, para identificar o medicamento, calcular o preço e enviar a oferta na plataforma.

Ferramentas

Utilizamos um algoritmo de IA para ler a descrição dos produtos na plataforma. Combinado com um software de integração com a plataforma, todas as propostas são instantaneamente respondidas, com o mesmo custo de responder a uma única proposta.

Essa solução permitiu o alcance de um número de clientes que antes só seria possível com algumas centenas de funcionários.

Como um agente complementar da venda de medicamentos, a Futura está desenvolvendo um algoritmo para oferecer produtos complementares que normalmente são comprados pelos hospitais, com base nos itens mais solicitados no Bionexo e em outras plataformas. Ele agirá de duas maneiras distintas.

A primeira analisa os produtos demandados em cada licitação do cliente específico e lista os produtos que seriam demandados.

Já a segunda maneira compara a lista de produtos demandados com todas as propostas da plataforma, como se você comprasse um pão em um supermercado e o supermercado oferecesse também manteiga, queijo, entre outros produtos correlatos.

Os dados previamente disponibilizados nas plataformas possibilitam ambas as análises. Com a implementação desse algoritmo, objetivamos o aumento do número de medicamentos em cada pedido, consequentemente melhorando o ticket médio e, consequentemente, o faturamento como um todo.

Também está em progresso a ‘precificação dinâmica’. O frete é um componente volátil, pois depende de inúmeros fatores, tais como valor, peso e volume da mercadoria e do endereço do cliente. Com a precificação dinâmica, podemos capitalizar os benefícios das plataformas através da implementação de uma ferramenta de cálculo de frete, que calcula o custo exato do frete, evitando perdas devido a preços abaixo do custo ou perda de vendas devido a preços desnecessariamente elevados.

A transformação digital é uma grande aliada do sucesso da Futura. Por isso investimos maciçamente em recursos tecnológicos, gestão da informação e no nosso pessoal, para que estejam qualificados a usar todas as ferramentas de que dispomos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn